
A ANTIGA COMPANHIA
(1540/1773)
A COMPANHIA DE JESUS EM PORTUGAL
PRIMEIRO PERÍODO (1540-1759)
A vinda dos jesuítas para Portugal deve-se à iniciativa de D. João III a quem o Doutor Diogo de Gouveia, responsável pelo Colégio de Santa Bárbara em Paris, indicara a existência de um novo grupo de clérigos que considerava "aptos para converter toda a Índia". Sto. Inácio de Loiola acedeu ao convite do rei português e enviou para Portugal, em 1540, dois dos seus primeiros companheiros: o navarro Francisco Xavier e o português Simão Rodrigues. O primeiro partiu no ano seguinte para a Índia, enquanto o segundo ficou na Europa, lançando as bases da Província de Portugal, erecta como primeira província de toda a Ordem em 1546.
Graças a numerosos benfeitores, com destaque para a família real, o crescimento da Companhia de Jesus em Portugal foi extraordinariamente rápido. Em 1542, foi fundado o Colégio de Jesus, em Coimbra (...)

Inácio de Loiola
•1491 Nasce no Castelo de Loiola, no País Basco, Inigo Lopez de Loyola, o mais novo de uma família da nobreza terratenente da província de Guipuskoa
•1521 (24 de Maio) Inácio , militar ao serviço dos reis de Espanha foi ferido gravemente em Pamplona, quando defendia a fortaleza dessa cidade, contra os Franceses. É levado em padiola para o solar de Loiola, onde agora vivem o irmão mais velho e a cunhada (...)

"amigos en el Senor..."
Breve biografia sobre os primeiros companheiros de Inácio de Loyola (...)
DA SUPRESSÃO À RESTAURAÇÃO
(1774/1814)

José Pignatelli
o restaurador da Companhia
A COMPANHIA RESTAURADA
(1814/2014)
UM POUCO DE HISTÓRIA...
